Partido Popular Socialista

Diretório Estadual do Paraná

Um dia pra ser comemorado todo dia!

por: Simone Giroto

É terça. É Dia internacional da Mulher. Mais um dia pra gente comemorar as inúmeras lutas por tratamento digno, melhores condições e redução da excessiva carga de trabalho, equiparação salarial e reconhecimento pela nossa competência.

 

Quando falamos aos amigos sobre a história que marca esta data, escutamos a seguinte frase: “ mas, novamente essa história, não aguentamos mais, todos os anos a mesma história (as mulheres que morreram queimadas) não tem outra coisa? ”. Sim, tem outra coisa. Tem várias coisas pra se falar.... mas não podemos esquecer jamais que 130 mulheres operárias morreram cruelmente queimadas pra que a gente chegasse na condição de hoje, que ainda não é das melhores, mas é muito além do que era antigamente, num espaço dominado pelos homens.

Então tudo bem, vamos falar de outra coisa. Você sabia que o Brasil, no ranking mundial da violência contra mulher, está na sétima colocação?

Que no mapa da violência contra a mulher no Brasil, o Paraná está na terceira posição e a capital paranaense Curitiba está na quarta posição?

No Brasil a cada 24 segundos 1 mulher é espancada.

-As mulheres são violentadas e molestadas às 6 horas da manhã, quando estão indo para o trabalho, no ponto de ônibus, trens e metrôs;

-As mulheres sofrem bullying porque estão usando um vestido curto ou um short;

-As mulheres sofrem assédio moral dentro das organizações como moeda de troca;

-As mulheres negras sofrem preconceitos, tem poucas politicas públicas para as condições específicas de saúde que necessitam,

_ As meninas universitárias, casos de violência sexual que atingem 67% das universitárias no Brasil.

Considerando que somos mais de 52% da população brasileira, até quando seremos homenageadas pelo sofrimento? Até quando será preciso relembrar esses números? Até que eles não existam mais, e as histórias contadas sejam de como era difícil ser mulher.

Quer mudar de novo de assunto? Vamos lá então. Até quando os homens serão as vozes no congresso para as nossas causas?

Chega de história, de discurso.... agora precisamos de ações e atitudes! Mobilização.

Mulheres, parabéns por esse dia, acreditem, podemos conquistar o mundo através da nossa competência, organização e poder natural da vida!

É preciso mais pra mudar essa história. É preciso ações práticas no dia-a-dia, posicionamento, busca constante pelo respeito e pelo espaço nesse universo tão masculino.

Só reclamar da história não dá. Vamos ser as protagonistas deste momento.
Juntas seremos mais fortes, para fazer a diferença.
Viva as Mulheres!

TV PPS

Agenda

Julho 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vídeos

Anuidade

Fotos

Redes Sociais