Partido Popular Socialista

Diretório Estadual do Paraná

Ministério público ajuiza ação para acabar imediatamente com a redução da carga horária dos médicos

Assessoria do Vereador

O Vereador e Advogado Sidnei Jardim (PPS) informou nesta terça-feira, que o Ministério Público do Estado do Paraná protocolou mais uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a Prefeita Regina Dubay.

O MP atesta que Regina Dubay cometeu improbidade administrativa ao aprovar o cumprimento de Lei flagrantemente inconstitucional, bem como pelo notório descumprimento continuado de prestação de assistência à saúde de serviços de responsabilidade do Município, quanto a sua qualidade e quantidade de atendimento a população em geral, em especial, a carente, atendida pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

A Ação trata sobre a Lei que previu a redução da carga horária dos médicos da Rede Municipal de Saúde, que foi proposta pela Prefeita em outubro do ano passado.

Segundo a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Mourão, a Prefeita mesmo tendo recebido a recomendação administrativa nº 04/2015, por meio do procurador geral do município, se manteve inerte, omitiu-se ao dever de assegurar a saúde pública aos munícipes de campo mourão, através do veto, que tem natureza jurídica de controle de preventivo de constitucionalidade, procurando desta forma, fugir a sua responsabilidade.

Desde o início, o Vereador Sidnei Jardim se manifestou contrário à proposta da Prefeita de reduzir a carga horária dos médicos. Após a promulgação da Lei, Jardim chegou a expor seu posicionamento e defendeu a classe médica. Segundo o Vereador, a solução não era reduzir a carga horária, e sim, aumentar os salários dos médicos que encontra-se defasados.

“Não precisei ser pressionado e nem mudar de ideia para votar contra, eu sou contra desde o início, serei sempre contra, isto está comigo porque sei o que é sofrer por falta de atendimento médico. Sou contra a redução da carga horária dos médicos pois ela prejudica quem precisa dos postinhos de saúde, ou seja, quem não tem dinheiro e nem plano de saúde. Diferente de mim a Prefeita nasceu rica e está cada dia mais rica. Ela não sabe o que é precisar de um postinho de saúde e nem do SUS. É bom ressaltar que a culpa disso não é dos médicos, não tenho nada contra eles, tenho vários amigos médicos. Acho que os médicos da Prefeitura tem que ganhar bem e hoje não ganham. Acredito que a Prefeita tinha que aumentar o salários dos médicos, pois assim manteria os que já tem e conseguiria contratar outros excelentes profissionais”, esclareceu Jardim em novembro do ano passado.

O Ministério Público pediu a indisponibilidade dos bens da Prefeita e a concessão de tutela antecipada a fim de que os médicos retornem imediatamente ao estado anterior e cumpram as 20 horas semanais. O MP pretende ainda que a Prefeita promova o ressarcimento do erário municipal dos valores que pagou indevidamente aos médicos a título de remuneração, já que a carga horária de trabalho foi reduzida, porém os salários pagos continuaram os mesmos. O cálculo inicial é que a atitude da Prefeita já causou um dano de mais de 437.781,77 aos cofres públicos e consequentemente à população.

O processo tramita na 2ª Vara Cível de Campo Mourão sendo que a Prefeita foi citada nesta segunda-feira, dia 02 de maio, e tem 72 horas para, por determinação do Juiz, prestar informações sobre o pedido do Ministério Público e dai o Juiz decidirá sobre os pedidos das liminares.

TV PPS

Agenda

Junho 2019
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Vídeos

Anuidade

Fotos

Redes Sociais